Freguesia de Ançã - Cantanhede
  

Philarmónica Ançanense
Morada : Terreiro do Paço
Cód. Postal : 3060-057
E-Mail : phylarmonicancanense@sapo.pt
Telemóvel: 960232997
Por iniciativa de um povo inserido numa região, por natureza, amante da arte dos sons, um grupo de ançanenses dá início à Philarmónica Ançanense e, em 1 de Outubro de 1879, constitui uma associação; a Banda de Música inicia, nesse momento, o seu percurso, mantendo, desde então, a sua actividade, ininterruptamente, em diversas áreas, com destaque para o ensino e a divulgação da música filarmónica, realizando concertos por todo o país, com predomínio da Região Centro, abrilhantando diversas festividades, representações oficiais e outras manifestações culturais e recreativas.
Deslocou-se a França, pela primeira vez, em 1955, para participar num encontro de Bandas, a convite da comunidade franco-portuguesa em Graulhet, aos Açores, mais concretamente á cidade de Ponta Delgada, em 1996, para participar nas tradicionais Festas do Senhor Santo Cristo e à cidade de Machico, na Madeira, em 2003, dando, assim, inicio a um ciclo de intercâmbios com as filarmónicas das referidas cidades.
É a mais antiga das associações ançanenses, tendo resistido ao natural desgaste do tempo, graças ao empenho, ao brilhantismo e à sabedoria que empresta as suas actuações e restantes actividades por si desenvolvidas.
Mais recentemente, em Agosto de 2008, realizou uma digressão a França, tendo actuado no parque temático mágico da Eurodisney, em Paris, e em Alforttville, cidade geminada de Cantanhede.
Tem registo do seu reportório musical, gravando alguns dos seus melhores temas ao longo do tempo: 1998 - Cassete, "Sociedade Filarmónica Ançanense"; 2002 - CD, "As melhores Bandas Filarmónicas da Região Centro"; 2004 - CD e livro, "Phylarmonica Ançanense - 125 anos"; 2006 - CD,"bandas Filarmónicas do Concelho de Cantanhede".
Paralelamente, mantém a sua Escola de Música em actividade, contando com um crescente número de alunos. Para além do encaminhamento para escolas de música oficiais e conservatórios, o seu principal objectivo passa pela formação de crianças e jovens que futuramente integrarão a banda.
É filiada no INATEL, desde 17 de Maio de 1995 e associada da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto. É, também, associada e membro fundador da Federação de Filarmónicas do Distrito de Coimbra. Foi-lhe reconhecido pelo Governo, em 26 de Fevereiro de 1998, o mérito de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
Com grande empenho e dedicação dos músicos, directores, colaboradores e sócios, e sob a actual direcção musical do Maestro Dr. Luis Miguel de Campos castro, continua a ser um  baluarte cultural da Vila de Ançã, do Concelho de Cantanhede e da Região.





    

283373 visitas até ao momento.