Freguesia de Ançã - Cantanhede
  

Grupo Típico de Ançã
Morada : Terreiro do Paço
Cód. Postal : 3060-057
Telefone : ´239961134
O Grupo Típico de Ançã foi fundado em 28-5-78, com a finalidade de fazer reviver e preservar os costumes, tradições, danças e cantares desta histórica vila de Ançã que tem foral, dado por D. Fernando, em Tentúgal, a 12 de Dezembro de 1371.
O Grupo Típico de Ançã é membro da Federação de Folclore Português, desde o dia 29-7-84 e procura cantar, dançar e trajar conforme recolhas feitas e que são cópias, tanto quanto possível, fiéis, da vida das gentes de Ançã, dos finais do século passado e princípios do corrente.
Ainda hoje é frequente vermos as mulheres de Ançã cobrirem-se com chapéus pretos de felpo, enfeitados com uma fita de veludo de cor preta; usavam e usam, ainda, lindos lenços. A saia que traziam ia da cinta aos pés, com muita roda; calçavam chinelas de cabedal preto ou tamancas, normalmente sem meias; vestiam blusas bordadas, adelgaçadas na cinta.
Os homens usavam jaqueta preta e envolviam-se com compridas cintas de lã; cobriam-se com chapéus de abas largas ou carapuças. Nos trabalhos do campo calçavam tamancos pretos de madeira e ao domingo botas de cabedal.
Todas as danças do grupo foram recolhidas, na vila e no seu antigo “termo”. Aqui predominam as modas de roda, viras e verde-gaio que, normalmente eram dançadas nas romarias de S.Tomé e S.Bento, nos soalheiros, no largo da Igreja ou no largo da histórica fonte. Igualmente recolhidas foram também cantares de trabalho - vindimas, descamisadas, ceifa do arroz, cavas, etc.





    

283373 visitas até ao momento.