Freguesia de Ançã - Cantanhede
  

Confraria do Bolo de Ançã
BREVE RESENHA
A Confraria do Bolo de Ançã, surgiu numa perspectiva de preservação e promoção do Bolo de Ançã, instituição capaz não só de potenciar a cultura gastronómica como também contribuir para o registo e certificação deste produto de origens desconhecidas.
Por escritura pública que teve lugar no dia 24 de Novembro de 2005, no Cartório Notarial de Coimbra, Notaria Maria de Fátima Pereira Pessoa, a folhas 52, do livro 35, foi outorgada a escritura de Constituição.
Outorgaram a referida escritura como Confrades fundadores: Jorge Manuel da Silva Amaral; Liliana Isabel Ferreira Malva; João Miguel da Cruz Alegre Parreiral; Marta Maria da Silva Malva; Luís Filipe dos Santos.
VESTES
A Confraria adoptou como vestes um manto com sobrecapa, num tecido confortável e leve que se adapta às várias estações do ano. O chapéu no mesmo tom é uma réplica do Bolo de Ançã
O amarelo torrado, cor do Bolo quando sai do forno, o grená cor das labaredas que crepitam no forno.
DOS CONFRADES
Actualmente a Confraria é composta por 27 Confrades Efectivos e 9 Confrades de Honra.
Para serem Confrades de Honra ou Efectivos é necessários que os mesmos sejam propostos por um Confrade em pleno direito de voto e aprovados em Assembleia Geral.
CAPÍTULOS
O Capitulo de Entronização é realizado anualmente no último Sábado do mês de Março.
PRESENÇA EM CAPITULOS DE OUTRAS CONFRARIAS:
NACIONAIS
Confraria da Chanfana – Vila Nova de Poiares; Confraria da Panela ao Lume -  Guimarães; Confraria do Bodo – Pombal; Confraria do Caco – Stº Tirso; Confraria Almas Santas da Areosa e do Leitão – Aguada de Cima; Confraria Camoniana – Ílhavo; Confraria da Broa de Avintes – Avintes; Confraria da Carne Barrosã – Boticas; Confraria da Fogaça da Feira – Vila da Feira; Confraria da Geropiga – Moinhos; Confraria da Pedra – Madalena; Confraria da Pêra Rocha – Mafra; Confraria da Terra – Pateira; Confraria das Tripas à Moda do Porto – Porto; Confraria de S. Gonçalo – Aveiro; Confraria do Arroz e do Mar – Figueira da Foz; Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo – Caramulo; Confraria do Mar – Matosinhos; Confraria do Ribatejo – Santarém; Confraria Gastronómica do Velhote – Madalena; Confraria dos Gastrónomos do Algarve – Portimão; Confraria dos Saberes e Sabores da Gandara – Tocha; Confraria Enófilos do Dão – Nelas; Confraria Gastronómica de Almeirim – Almeirim; Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada – Mealhada; Confraria Nabos e Companhia – Carapelhos; Confraria o Moliceiro – Murtosa; Confraria Papas S. Miguel – Oliveira de Azeméis; Confraria Raça Arouquesa – Arouca; Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco – Viseu; Confraria Vinho de Lamas – Lamas; Real Confraria da Cabra Velha – Miranda do Corvo; Real Confraria do Maranho – Pampilhosa da Serra; Confraria do Pastel de Tentúgal – Tentúgal
Confraria da Agua – Aveiro; Confraria da Broa de Avança – Avança.
ESTRANGEIRAS
Confrerie de Saint-Romain en Bordelais e Pays Libournais – Bordéus; Confrerie du Clos dês Collines de Gagny – Gagny – Paris; Confrerie de l’Orde de Saint Vincent de Jambes – Jambes- Bélgica.





    

281730 visitas até ao momento.